"O Sonho comanda a vida..."
Há quem acredite que a nossa vida assemelha-se a uma árvore. Eu fiz a minha própria metáfora...
Começamos por germinar, percorremos o tronco assente sobre as nossas raizes - periodo este que corresponde à nossa infância- e depois, quando crescemos e alcançamos a faculdade de tomarmos decisões por nós próprios, eis que surge perante os nossos olhos uma copa complexa, onde teremos a difícil tarefa de escolher um rumo e decidir sobre qual dos ramos decidiremos percorrer... Até que um dia ,essa viagem chega ao fim e desemboca num galho... E esse galho estará seco? Ou gerará um fruto... Qual será o balanço que fica da nossa existência?
Eu acredito que nós temos o poder de decidir se a nossa vida dará bons frutos ou não! Os ramos, mais ou menos torduosos, mais curtos ou compridos, esses, já lá estavam antes de iniciarmos o nosso caminho, certo? Então, perante os factos que a vida nos apresenta temos que ter a sabedoria ou a intuição de optarmos por virar à esquerda ou à direita naquele ramo que agora se nos apresenta com uma bifurcação. Ás vezes o desespero e a ânsia de seguirmos caminho é tal que nem vemos aquele raminho escondido por detrás de uma folha de nos levará a um ramo mais forte e viçoso! Mas para isso, tem que haver uma motivação mais forte do que seguir simplesmente o ramo até ao fim... Aí, senhoras e senhores, entra o Sonho...
É realmente o Sonho que nos faz pautar o caminho de batalhas, de vitórias, de alegrias, de derrotas, de frustações, de novas batalhas, de novos ramos para percorrer, na espectativa de ver concretizadas as nossas pequenas metas, os nossos objectivos.
Mas já pararam para pensar que aquilo que nos faz tornar aquilo que realmente somos, não são as concretizações dos nossos sonhos mas sim o percurso que fizemos até os conseguirmos alcançar?
Mas atenção! Não se esqueçam que há também os, não menos importantes, sonhos que não tem o objectivo de serem concretizados e que nunca passarão de isso mesmo: apenas Sonhos... para sonhar!
E esses, eu tenho muitos, guardados em caixinhas....
O meu obrigada ao Sonhador e ao Lord-of-Fire por terem lançado este repto... Temos que nos juntar mais vezes!
2 Comments:
estou plenamente de acordo. quando, onde?
juntos fazemos mais barulho...
By Anónimo, at 00:02
Pandora a menina das caixinhas.
Metáfora fantástica esta, nada podia me fazer sentir melhor que saber que daquele encontro fortuito ou não, numa varanda ao luar ira germinar não mais que um das mais simples e belas formas de explicar o que é o “nosso” caminho na vida, como nasce como se define como se mede o nosso sucesso.
Eu gostava de ter um ramo bonito, não tem de ser alto, nem mais belo, tem sim de ser vigoroso e com vista para um futuro com frutos.
Ainda não escolhi o mau ramo, sinto que estou apenas a meio caminho, mas já escolhi algumas das folhas que estarão sempre no topo.
Obrigado Pandora, Obrigado Sonhador, temos mesmo de nos juntar mais vezes.
By Lord-of-Fire, at 02:07
Enviar um comentário
<< Home